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Áreas Estratégicas e o Planejamento Logístico

Atualizado: há 19 horas

De acordo com Chiavenato no seu livro da 6° edição da Teoria das Organizações, "o planejamento estratégico refere-se á maneira pela qual a empresa pretende aplicar determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global e a longo prazo." Já Ballou, define orientação estratégica como um processo criativo, de projeção do futuro que, de um modo geral, é conduzido pela cúpula de uma organização, no qual são estabelecidas as suas diretrizes e objetivos, bem como é elaborado um plano de ação consolidado para que os objetivos sejam cumpridos e atingidos. Ainda sim, a estratégia corporativa apenas se concretiza na medida em que as áreas funcionais de produção, Logística e Marketing forem capazes de dar continuidade aos seus respectivos planos, que devem estar alinhados com a estratégia principal. A função logística, tal como a função produção, também deve buscar seu alinhamento com a estratégia da organização. Uma estratégia logística inclui três objetivos principais:


  1. Redução de Custos: Podendo ser alcançada na medida em que são otimizados os custos variáveis relativos aos transportes e á armazenagem;

  2. Redução de Capital: Consiste na minimização do nível dos investimentos realizados nos sistemas logísticos, para aumentar o ROI (Retorno sobre Investimentos);

  3. Melhorias dos serviços: As estratégias de melhoria de serviços consideram que os lucros dependem do nível de serviço oferecido aos clientes;


PLANEJAMENTO LOGÍSTICO


Dentro do planejamento logístico, busca-se a solução para problemas situados em quatro grande áreas: 1 - Níveis de serviços aos clientes; 2 - Localização das instalações; 3 - Estoques de produtos e 4 - modais de transportes. Ademais, é possível conceber a estrutura do planejamento logístico voltada, prioritariamente, para o serviço ao cliente, de tal forma que as demais áreas do planejamento se complementam e interagem com o objetivo de melhorar o nível de serviço ao cliente.



  1. Serviços aos clientes: A principal meta em termos de planejamento logístico consiste na determinação de níveis apropriados de serviços aos clientes, pois o nível de serviço logístico proporcionado aos clientes afeta o projeto do sistema. Para um baixo nível de serviço ao cliente, é possível empregar um sistema logístico que utilize modais barato. Caso queira um serviço elevado e de qualidade, maiores serão os custos logísticos.

  2. Estratégia de Localização das instalações: Uma vez definido o nível de serviço aos clientes, determinar a estrutura de localização que propicie os menores custos e, por consequência, a maior lucratividade, constitui-se no grande objetivo da estratégia de localização. Determinando-se o número, localização e tamanho das instalações e pela atribuição de uma fatia de demanda, se estabelece o caminho pelo qual o produto é direcionado ao mercado. Atender a demanda diretamente das fábricas, fornecedores ou pontos de estoque, ou direcioná-la por meio de pontos selecionados de armazenamento, são elementos que pesam nos custos totais de distribuição.

  3. Estratégia de Estoques: Podem ser gerenciados de duas maneiras, ou são alocados (empurrar) estoques aos pontos de armazenagem ou são (puxados) de acordo com a colocação do pedido do cliente.

  4. Estratégia de Transporte: Os aspectos a serem considerados nas decisões sobre os transporte são a proximidade ou a distancia entre os armazéns, as fabricas e os clientes. Esses fatores costumam influenciar também a localização dos armazéns. Além disso, temos que levar em consideração a seleção dos modais, o volume de carga, a roteirização e a programação dos embarques. Por fim, é preciso destacar que os níveis de estoques também dependem das decisões sobre os modais de transporte, haja visto que vão variar conforme o volume de cada remessa transportada.



ÁREAS ESTRATÉGICAS


Dentro de cada nível estratégico do planejamento logístico, existe os planejamentos que buscam responder as perguntas sobre o que, quando e como, tendo diferente áreas. Sendo elas:

  • Planejamento Estratégico: Considerado de longo prazo, com horizonte temporal de um ano; ex: Definição do uso modal rodoviário, com muitos veículos médios e pequenos, para permitir maior capilarização;

  • Planejamento Tático: Considerado de Médio-prazo, normalmente inferior a um ano; ex: Optar por fazer leasing em parte da frota por razões tributárias;

  • Planejamento Operacional: Decisório de curto prazo, com decisões normalmente tomadas a cada hora ou diariamente; ex: Acionamento da logística de transportes para ressuprimento no nível mais eficiente com base nas vendas efetivadas.

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